Vice-ministro das Relações Exteriores considera proveitosa a cimeira da CPLP
Luanda, 26/07 - O vice-ministro das Relações Exteriores, George Chicoty, disse hoje em Luanda, que a Cimeira da CPLP, foi um "grande sucesso" pelo facto de terem abordado
sobretudo a expansão da língua portuguesa em outros fóruns, como a União Africana e as Nações Unidas.
George Chicoty prestou estas declarações à imprensa, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, após a sua chegada da capital lusa, onde participou do encontro, que decorreu de 24 a 25 do corrente mês.
A importância da expansão da língua portuguesa foi manifestada pelo presidente português, Cavaco Silva, que assumiu o engajamento de a nível das Nações Unidas o uso da língua portuguesa tornar-se uma realidade.
A intenção, disse, foi igualmente manifestada pelo presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping, que enalteceu a importância da língua e do uso na instituição que dirige.
"A língua portuguesa hoje já é utilizada nas conferências da União Africana e há já o compromisso de aumentar o uso da mesma, com a criação de um departamento de tradução de
língua portuguesa para as conferências que a União Africana terá daqui em diante”, frisou.
Outra nota de realce foi o facto da Angolana Amélia Mingas ter sido reconduzida à Direcção do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), por mais dois anos.
"Durante os anos de mandato Amélia Mingas, teve muito empenhada com o seu serviço e por esta razão foi mais uma reconduzida ao cargo", referiu.
Segundo o ministro na Cimeira ficou reafirmado o compromisso dos países da CPLP darem cada vez mais apoio para o crescimento e melhor funcionamento do instituto.
O fórum elegeu para secretário executivo da CPLP, Simões Pereira, da Guiné Bissau.
|