Bié: População de Chitembo entrega armas em posse ilegal
Kuito, 23/07 - Trinta e três armas de fogo, nove carregadores e munições diversas foram entregues, de Janeiro a Julho corrente, às autoridades policiais do município do Chitembo, dista cerca de 160 quilometros a sul do Kuito, província do Bié.
O comandante municipal da Polícia Nacional, superintendente Lucas da Costa, referiu que o material bélico foi apresentado no âmbito do programa nacional de desarmamento dos cidadãos em posse ilegal de armas.
Lucas Costa disse que as armas do tipo AKM e outros meios de guerra foram recolhidos nas comunas de Cachingues, Mumbué, Mutumbo, Soma-Kwanza e Malengue.
Sublinhou que o processo continua, agora já na fase de
desarmamento coercivo, "visando criar condições de segurança para as próximas eleições legislativas, marcadas para 5 de Setembro".
O oficial de polícia apelou aos detentores de armas, ilegalmente, que procedam à entrega na unidade mais próxima ou às autoridades tradicionais.
Por outro lado, revelou que o índice de delinquência no município reduziu em consequência do reforço de patrulhamento dos bairros, assim como a comparticipação da
população e das autoridades tradicionais na denúncia de todos que tentam incitar a desordem nas comunidades.
|