Comissão angolana para cidadania trabalha no Uruguai
Foto Angop/Arquivo |
|
|
Coordenador do grupo de contactos com a América do Sul, Miguel de Carvalho ``Wadijimbi´´ |
|
Luanda, 14/11 - O grupo de trabalho da Comissão Interministerial para a Nova Cidadania em Angola encontra-se desde domingo no Uruguai para a recolha de experiências que visam a elaboração de políticas para instaurar um clima de maior convivência social e democracia no país.
O coordenador do grupo, encarregue de estabelecer contactos com países da América do
Sul, Miguel de Carvalho "Wadijimbi”, disse hoje à Angop que a delegação vai realizar um estudo comparativo das diferentes realidades sociais e dos programas em prol da comunidade.
No Uruguai, a comitiva angolana manteve já encontros com a Comissão de Senadores para a Inclusão Social da População, chefiada pelo senador Ruberto Long, uma delegação do Ministério do Desenvolvimento Social, liderada pela vice-ministra do sector, Ana Oliveira, e com a Organização Mundo Afro (formada maioritariamente por africanos de origem angolana).
Os angolanos foram também recebidos pelo director regional para África, Ásia e Oceânia do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Uruguai, Pedro Mo.
Ainda hoje, a delegação parte para o Brasil com o mesmo propósito, seguindo-se Cuba e México, de acordo com Miguel de Carvalho "Wadijimbi".
O coordenador esclareceu que este trabalho foi antecedido de um estudo da realidade interna de Angola, que se encontra em fase de conclusão.
Integram esta comissão representantes do Conselho de Ministros e dos ministérios dos Desportos e da Educação, respectivamente Correia Victor, Raimundo Ricardo e Pedro Sianguengo.
Além deste grupo, existem duas delegações encarregues de estabelecer contactos com países europeus e
africanos.
A Comissão Interministerial para a Nova Cidadania em Angola foi criada em Fevereiro último por despacho presidencial e tem por objectivo, entre outras atribuições, a realização de estudos e a definição de medidas, acções e políticas que visam a implementação do "princípio de uma nova cidadania para um novo país".
A elaboração de programas virados para melhorar a convivência social nas comunidades, promoção de encontros entre dirigentes e funcionários das administrações locais para a abordagem dos conceitos e cultura da nova cidadania que se pretende para Angola, constam ainda das atribuições da instituição.
Coordenada pelo secretário do Conselho de Ministros, Joaquim António Carlos dos Reis Júnior, a comissão é constituída pelos ministérios da Educação, Cultura, Defesa Nacional, Administração do Território, Família e Promoção da Mulher, Juventude e Desportos, Justiça, Assistência e Reinserção Social e Comunicação Social.
|