Mercado literário ganha obra cronológica `Angola...Ontem!!!´
Foto Angop |
|
|
O Livro de autoria de Chicoadão `Angola... Ontem!!!, lançado por ocasião do 4 de Fevereiro |
|
Luanda, 05/02 - Uma obra intitulada "Angola...Ontem!!!" - Cronologia de passos a caminho da libertação, da autoria do escritor Chicoadão, foi lançada domingo nas instalações da Liga Nacional Africana, em Luanda, por ocasião do 46º aniversário do início da Luta armada de libertação nacional, assinalado igualmente domingo
.
O ensaio, com dois capítulos, traz na contra-capa a letra do hino nacional e as cores da Bandeira Nacional, e descreve os caminhos do percurso da luta política entre 1870 a 1962.
Na apresentação, o autor considera-a "um modesto subsídio à História de Angola", uma "pequena cronologia dos passos rumo à libertação do país" e "uma homenagem aos patriotas e nacionalistas que teorizaram a criação e funcionamento de organizações culturais, sociais e políticas de que resultaram na década de 50 os dois movimentos de libertação nacional (MPLA e UPA)", bem como aos combatentes pela luta clandestina.
Para Chicoadão "ignorar ou tentar virar as costas aos valorosos combatentes clandestinos da década de 50 e da gesta armada de Janeiro, Fevereiro e Março de 1961 é tentar apagar com a palma da mão cheia de saliva mal cheirosa e nauseabunda o que está escrito em letras garrafais de e com sangue, suor e lágrimas" em todas as árvores.
O historiador Cornélio Caley, no prefácio, escreve que o ensaio, de 301 páginas, "será certamente uma fonte indispensável no campo da investigação social", com maior consistência histórica, por aparecer, em princípio, com menor carga política.
"Aqui está uma obra, que depois de submetida à crítica histórica, irá certamente superar muitas até aqui conhecidas sobre a luta de libertação nacional", escreve, referindo que o autor Chicoadão está no mesmo caminho de Manuel Pedro Pacavira, Lúcio Lara, Dino Matrosse e Moisés Kamabaia.
Domingo festejou-se em todo território nacional, e não só, o 46º aniversário do início da luta armada de libertação nacional, lembrando o ataque de patriotas às cadeias do regime colonial português.
|