Futebol/Mundial: Ghana vence República Checa
Berlim, 17/06 - O Ghana venceu hoje a República Checa por 2-0 e colocou as contas do Grupo E ao rubro, com todos os resultados a serem ainda possíveis. Com esta vitória
o Ghana torna-se a primeira formação africana a vencer no Mundial da Alemanha de 2006.
Os africanos entraram muito bem no jogo, tendo-lhes valido o golo madrugador de Gyan - que foi o melhor em campo a par de Petr Cech - , apontado aos dois minutos.
O desafio ao checos estava feito, mas estes não conseguiram reagir e deram sempre mostras de grande dificuldade em transpor a muralha defensiva onde só chegavam sempre através de remates de fora da área.
Na etapa complementar, os checos entraram mais determinados, mas o Gana não estava disposto em ceder a vantagem conquistada desde cedo.
Uma falta cometida por Ujfalusi na pequena área reduz os checos a dez elementos e o árbitro a assinalar grande penalidade. Mas Gyan atira à trave e perder a oportunidade de dilatar a vantagem.
A pressão africana não diminui e o segundo tento parecia estar iminentes tal eram as investidos dos avançados do Gana, que pareciam não acusar cansaço.
O golo da tranquilidade acabou por surgir aos 82 minutos, através de Muntari, justificando a clara supremacia durante os 90 minutos.
Com este resultado tudo ficam em aberto, com Gana, República Checa e Itália (com menos um jogo) a somarem três pontos.
Ficha de jogo:
REPÚBLICA CHECA: Cech - Grygera, Rozehnal, Ujfalusi, Jankulovski - Plasil (Sionko 68), Galasek (cap) (Polak 46) - Nedved, Rosicky, Poborsky (Stajner 56) - Lokvenc
Treinador: Karel Brückner
GANA: Kingston - Pantsil, Mensah, Mohamed, Shilla - O. Addo (Boateng 46), Appiah (cap), Essien, Muntari - Gyan (Pimpong 85), Amoah (E. Addo 80)
Treinador: Ratomir Dujkovic
Disciplina:
Cartão vermelho: Ujfalusi (65)
Cartão amarelo:O. Addo (18), Essien (37), Lokvenc (48), Gyan (66), Boateng (75), Muntari (84), Mohamed (90+3)
|