Futebol/Mundial: Endiama mobiliza investidores estrangeiros
Hannover, 15/06 (Dos enviados especiais) - Empresa Nacional de Diamantes (Endiama) está a divulgar informações, em Hannover, Alemanha, que visam a mobilização de interessados em investir no sector diamantífero, anunciou hoje, nesta cidade, o seu director do Gabinete de Comunicação e Imagem, Sebastião Panzo.
Em entrevista à Angop por ocasião da abertura, terca-feira
última, do pavilhão de Angola, referiu que na exposição (à margem do mundial)
o Grupo Endiama apresentou várias espécies de diamantes brutos e lapidados do país.
Para o director de Comunicacäo e Imagem, as informações prestadas ao público vão ajudar os investidores a terem uma visão muito próxima do que são os diamantes de Angola.
Frisou que aspectos ligados à progressão interna e externa da empresa, novas áreas de exploração diamantífera a nível internacional e nacional são, entre outros, assuntos abordados no pavilhão de Angola.
Na arena internacional, destacou que a Endiama está nos principais mercados de diamantes do mundo, tais como da Bélgica, Israel e China.
Acrescentou que, neste momento, o Grupo Endiama está em vias de se implantar no Dubai, Nova Iorque e no mercado indiano, onde pretende "galgar" e levar os diamantes nacionais.
Quanto ao país, apontou que existem concessões em Malanje, Bié, Lunda Sul, Lunda Norte, Moxico, Uíge, Huambo, Huila, Kuando Kubango, Cunene, Zaíre, Bengo e Namibe, todas ainda não exploradas.
O responsável da exposição da Endiama no pavilhão de Angola explicou que durante a feira vai passar também informações sobre a fábrica Angola
Polishing Diamonds, criada pela Sodiam, num investimento de 10 milhões de dólares.
Segundo dados recolhidos na exposição, o comércio dos cristais preciosos em Angola começou com a constituição, em 1917, da Diamang, empresa sucedida, em 1981, pela Endiama.
|