Alemanha: Grupo de dança da Mabor junta centenas de espectadores no Centro Comercial de Hannover
Hannnover, 14/06 (Dos Enviados especiais da Angop) - O grupo de dança da Mabor, com 20 integrantes, juntou, ao principio da tarde de hoje, cerca de 300 espectadores no Centro Comercial de Hannover, realizando uma exibição que arrancou dos alemães muitos aplausos.
Com batuques, trompetes, cornetas, apitos e outros instrumentos musicais, o colectivo, que esteve por cerca de meia hora, no largo defronte a estação de metro Huntbanhnhof, em Hannover, mostrou aos locais as diversas danças típicas de Angola.
Incluído no programa de promoção da cultura angolana, nesta cidade, o grupo passou ainda por outras artérias, onde deixou igualmente o "perfume" cultural de
Angola.
Segundo um dos responsáveis da banda, Zé Viola, a intenção do grupo, que está em Hannover, integrado na comitiva da promotora Casa Balanca, é mostrar a riqueza cultural dos angolanos.
"Além do futebol, vamos também mostrar aos demais cidadãos que somos ricos em termos culturais. Eles devem saber e ter a certeza que em Angola já não há guerra e que somos bons em muitas coisas"- realçou.
Em plena luz do dia (13h30 local), mais uma hora que em Angola, o grupo tem até ao final do dia outras exibições marcadas.
Além da exibição deste grupo, estão ainda marcadas para hoje espectáculos no Salão de Exposições de Angola, inaugurado terça-feira pelo ministro da Juventude e Desportos, José Marcos Barrica, no âmbito da participação da selecção nacional de futebol no Mundial2006,
que decorre desde o dia nove deste mês.
No salão estão expostos produtos da Sonangol, TAAG, Endiana, material desportivo, peças culturais (artesanato, escultura, pintura, livros e discos), entre outros.
Para as actividades culturais, estão em Hannover músicos como Sabino Henda, Elias Dya Kimuezu, Armanda da Cunha, Puto Prata, Fofandó, Bangão, Bell do Samba, Carlos Lamartine, Carlos Burity, Irmãos Almeidas, As Gingas, ente outros.
Nas artes plásticas, a comitiva integra, entre outros, Álvaro Macieira, Yana Van-Ndúnem, Etona e Nguxi dos Santos.
|