-
Foto: Angop |
|
|
SADC: José Eduardo dos Santos afirma que região caminha para a pacificação |
|
Luanda, 04/10 - O presidente em exercício da SADC, José Eduardo dos Santos, declarou quinta-feira que a região austral do continente africano caminha a passos largos e firmes em direcção à pacificação, condição primeira para que se possa emplementar as políticas de desenvolvimento em perspectiva.
"É sobretudo gratificante verificarmos hoje que os esforços empreendidos no sentido de se encontrarem soluções políticas para os diferentes conflitos armados que atingiam alguns países estão a obter os seus frutos", enfatizou o estadista angolano ao discursar no encerramento da cimeira da SADC.
Afirmou ser ponto assente que toda a acção "dos nossos governos deve ter como objectivo a estabilidade, a democracia, a boa governaçã e o respeito pelos direitos fundamentais dos cidadãos".
Neste sentido, segundo José Eduardo dos Santos, "podemos também afirmar sem qualquer hesitação que nos encontramos na via certa".
"Os sistemas políticos de partido único e autoritário foram banidos da nossa região e substituídos por regimes democráticos assentes no sufrágio universal, na aceitação da diferença e alternância do poder e na pluraridade", sublinhou o presidente angolano.
Para o presidente da SADC, estas agradáveis constatações não podem, contudo deixar de nos fazer ver que ainda há um longo caminho a porcorrer para que a integração económica regional seja um facto.
"No mundo actual, totalmente interligado, já não é possível o isolamento das nações constituídas em economias fechadas e que se bastem a si mesmas.
Calcula-se que diariamente cerca de um trilhão de dólares percorre o mundo, realizando os mais diversos negócios em todos os países do globo sem excepção", concluiu José Eduardo dos Santos.
Leia mais:
SADC: Terminou Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo |