Zaire: Mbanza Kongo completa hoje 502 anos sob signo de desenvolvimento
Mbanza Kongo, 25/07 - A cidade de Mbanza Kongo, capital da
província do Zaire, completa hoje, sexta-feira, 502 anos de existência, numa altura em que regista um desenvolvimento em termos de construção e reabilitação de infra-estruturas de impacto social.
Enquadrados nos programas de melhoria e aumento da oferta de serviços sociais básicos à população e do fundo de gestão municipal, os projectos, nos sectores da educação, saúde, sistemas de água e energia eléctrica, edifícios administrativos e recuperação dos espaços verdes da urbe, estão completamente a mudar a imagem da antiga capital do Reino do Kongo.
Ângelo dos Passos, administrador municipal de Mbanza Kongo, sublinhou que, no quadro do programa do fundo de gestão municipal (Fugem) aprovado pelo Governo angolano, estão em curso desde Junho último 43 acções de impacto social, com vista a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.
Acrescentou que tais acções estão avaliadas em dois milhões e 871 mil dólares americanos e consistem na construção de fontanários, chafarizes, lavandarias, regedorias, escolas e postos de saúde.
Munícipes interpelados pela Angop mostram-se satisfeitos pelo desenvolvimento que a urbe vem tendo nos mais variados domínios da vida socioeconómica.
Adão Pedro, funcionário público, reconheceu que apesar de a cidade carecer ainda de algumas infra-estruturas, sobretudo no domínio das estradas, algo tem sido feito pelo governo para melhorar a qualidade de vida dos habitantes.
"Só em seis anos de paz, as marcas de guerra que a cidade ostentava já não se fazem sentir. É sinal de que daqui em diante muita coisa vai mudar", sublinhou, apontando por exemplo a entrada em funcionamento do supermercado "Nosso Super" como uma "mais-valia" para a população local.
Makuntima Mpasi, munícipe, corrobora também da mesma opinião e apela ao governo no sentido de acelerar o projecto de reabilitação das ruas da cidade de Mbanza Kongo, tal como está a acontecer em outros pontos do
país, com vista a dar um outro visual à urbe, que já vem registando níveis de desenvolvimento em outros sectores.
"Acredito que quando as ruas de Mbanza Kongo, principalmente as da zona suburbana, forem asfaltadas, a cidade vai completamente mudar o seu figurino", referiu.
O 25 de Julho foi institucionalizado em 1506, pelo rei Nimi a Lukeni, fundador do antigo Reino do Kongo. Nessa data, os reinos vizinhos deslocavam-se a Mbanza-Kongo para pagar tributo.
|