Afrobasket2007: Afastamento do Senegal e Nigéria serve de lição para Angola
Foto Angop |
|
|
Alberto de Carvalho ´Ginguba`, seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol |
|
Luanda, 22/08 – O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Alberto de Carvalho “Ginguba”, afirmou que o afastamento prematuro do Senegal e Nigéria do Afrobasket2007 serviram de exemplo para os octocampeões africanos que terça-feira, diante da República Centro-Africana, entraram no campo prontos para evitar surpresas.
Em conferência de imprensa, no final do jogo que Angola venceu por 78-51, o técnico afirmou que a eliminação das duas potências continentais provou que nem sempre vence a equipa mais forte, mas sim aquela que estiver melhor em campo e
serviu de alerta aos campeões africanos.
De acordo com o técnico, os atletas foram advertidos e preparados em função da importância do jogo. Na sua opinião, o “cinco” nacional defendeu mal no primeiro período e melhorou no segundo.
“Gostaríamos de dar mais espectáculo, mas hoje não foi possível porque as circunstâncias do jogo não permitiram. Alcançámos o nosso quarto objectivo e estamos felizes, motivados e mais confiantes”, salientou.
“Sabíamos que seria um jogo difícil entramos mal defensivamente, mas a nossa boa disposição, disciplina táctica e técnica vieram ao de cima quando precisávamos. A RCA está de parabéns pela réplica que deu à nossa equipa”, acrescentou.
Quanto ao jogo das meias-finais, frente à selecção de Cabo Verde, o treinador espera por dificuldades e alerta aos adeptos que não há jogos iguais, considerando as quatro selecções que estão na semi-final as melhores de África.
Explicou que Angola tentará tornar o jogo fácil implementando o seu ritmo no desafio e a explorar os pontos fracos do adversário. “Vamos jogar de forma inteligente e ganhar o jogo na primeira parte”, explicou.
Angola disputou quatro jogos e conquistou igual número de vitórias. Nas meias-finais
vai defrontar a sua similar de Cabo Verde com quem já jogou e venceu na primeira por 100-44. |