Estudantes desconhecem significado dos símbolos nacionais
Arte |
|
|
|
|
Luanda, 09/03 - Estudantes da província de Luanda, de frequência universitária, dizem desconhecer o significado dos símbolos nacionais por falta de incentivo da parte da sociedade.
Contactados pela Angop, no quadro da campanha de exaltação do patriotismo, lançada pela JMPLA, organização juvenil do MPLA, alguns estudantes foram incapazes de traduzir
o significado dos símbolos nacionais.
Gizela Albergaria, da Universidade Lusíadas, disse desconhecer os símbolos pelo facto de não ter aprendido na escola, nem mesmo em casa. É de opinião que esta matéria deva estar inserida no curriculum escolar para que as crianças aprendam o mais cedo possivel.
Walter André, também da Universidade Lusíadas, conhece os símbolos nacionais, mas desconhece o significado de cada um por distração. "Estas questões não são explicadas
diáriamente, por isso as pessoas esquecem-se".
Opinou que devia haver debates, seminários e palestras de modo a incentivar, principalmente, a camada jovem para que possam conhecer mais sobre o país que os viu nascer, e, deste modo, cultivar e fazer renascer o patriotismo no seio dos angolanos.
Ana Cristina, estudante do Instituto Superior de Ciências de Educação, apenas conhece o Hino Nacional e a Bandeira como símbolos, desconhecendo a Insígnia e os seus significados.
Já o estudande da Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Alberto Damião, considera o conhecimento dos símblos nacionais e seu significados como um princípio de um cidadão nacional, já que é algo que identifica uma Nação.
Para si, o Ministério da Educação deve trabalhar na perspectiva de voltar a ensinar os símbolos nacionais e seus significados para que os jovens possam ter conhecimento abalizado sobre esta matéria.
A campanha de exaltação e afirmação do patriotismo foi lançada no dia 16, em Luanda, numa iniciativa da JMPLA, sob o lema "Angola - Minha Terra, Minha Pátria".
A mesma visa fortalecer o espírito patriótico no seio da juventude e da sociedade angolana, bem como a divulgação dos símbolos nacionais, feitos e figuras históricas que contribuiram para a independência do país, proclamada a 11 de Novembro de 1975.
|