Huambo: Ligações anárquicas deixam hospital central às escuras
Huambo, 13/01 - O hospital central do Huambo, com a capacidade para 800 camas, está desde hoje às escuras, em consequência de ligações anárquicas efectuadas no cabo de media tensão que fornece corrente electricidade aquele estabelecimento público.
As ligações foram efectuada por elementos ainda não identificados residentes no bairro Acadêmico no centro desta cidade e causaram o corte-circuito no referido cabo.
O director provincial da Empresa Nacional de Electricidade (ENE), José Aurélio, garantiu tudo fazer para o restabelecimento de corrente eléctrica ao hospital, bem como identificar os prevaricadores deste incidente que serão levados à justiça.
José Aurélio admitiu ser comum esta prática em outras zonas da cidade, devido ao fraco fornecimento de energia eléctrica, efectuada com restrições, devido ao mau estado de conservação dos grupos geradores.
" Vamos continuar a envidar esforços para se evitar situações de gênero, que podem perigar a vida de muitos cidadãos", disse.
Esta situação causou problemas graves, sobretudo aos 950 pacientes internados no hospital central, de acordo com o seu responsável, João Chicoa.
" Não causou mortes graças a Deus, mas houve interrupção na administração da medicação aos doentes, da meia noite às seis horas da manha", disse o responsável do hospital.
Esta situação acontece numa altura em que o grupo gerador de 220 kaveares do hospital central, estás paralisado, devido a uma avaria registada.
|