Huíla: Inaugurado centro médico em Quipungo
Lubango, 13/01 - A população do município de Quipungo, província
da Huíla, conta desde terça-feira com um novo centro médico inaugurado pelo
vice-governador da Huíla para a esfera social econômica e produtiva, Adriano da Silva.
O empreendimento orçado em 300 mil dólares americanos foi construído em 12 meses e tem uma capacidade de 60 camas.
Possui um Banco de urgência, laboratório, oito enfermarias, cinco consultórios, duas salas de parto e de obstetrícia, igual numero de salas de planeamento familiar e de Programa Alargado de Vacinação, uma casa mortuária para seis cadáveres, dois dormitórios para enfermeiros em serviço.
As obras de construção foram executadas por uma empreiteira nacional e estão inseridas no Programa de Investimentos Públicos do Governo, que visa aumentar a oferta dos serviços sociais básicos população.
Dez técnicos médios e básicos de enfermagem vão garantir o funcionamento do estabelecimento hospitalar, que vai se junta a um outro antigo e prestarem assistência médica aos 221 mil 512 habitantes daquele município, localizado ha 125 quilômetros do Lubango, sede provincial.
Na ocasião o Administrador do Centro, Nascimento Tyamba, apontou a necessidade de médicos especializados e uma ambulância, por forma a garantir uma assistência medico e medicamentosa mais eficiente.
Para além destes dois centros, a rede sanitária do município de Quipungo é ainda servida por mais um hospital da missão católica do Sendi e de um sanatório da Igreja Evangélica Sinodal de Angola (IESA) que funcionam com oito enfermeiros.
|