Cunene: Destruídos mais de oito mil e 500 engenhos explosivos
Ondjiva, 13/01 - Oito Mil e 631 engenhos explosivos foram destruídos pela Ong Britânica "MAG", em 2004, detectados em cinco municípios da província do Cunene, durante o processo de pesquisa, controlo e desminagem.
Os dados foram avançados pelo responsável da organização na região, Simão Adriano que explicou que, entre os explosivos detonados estão 12 minas anti-tanques, 89 ant¡-pessoais, sete mil e 777 projectes, 489 morteiros e 147 Rokets de diferentes calibres.
Dos engenhos encontravam-se também 103 Granadas, 13 bombas de diferentes tipos e um Míssil.
Simão Adriano informou igualmente que foram desminados os campos do Aeródromo do Cubate, Picada de Mangongo, Copi Chihedi, Sonda Ka£mba, e a estrada Soba do Hanhanga nos munic¡pios de Cuvelai, Namacunde e Kuanhama respectivamente.
Referiu que v rios explosivos foram descobertos com ajuda da população na denúncia de objectos estranhos encontrados, depois de campanhas de sensibilização
sobre o perigo de minas, realizados por diversas organizações na província.
O responsável referiu que o troço Ondjiva/Kayundo e o Complexo
Penitenciário do Peu Péu não foram completamente desminados, por de terem sido
identificadas nestas zonas, minas potentes, indicando que a organização que dirige
não possui capacidade técnica para detoná-las.
Apontou como perspectivas para 2005 a desminagem das áreas de Evale, Nehone, Cuvelai e Namacunde e os campos de Makova no município do Cuvelei e de Chana Ovivanda.
|