Padres franciscanos nacionais trocam experiências com Italianos
Luanda, 09/01- Um grupo de seis padres nacionais católicos da "Ordem dos frades menores capuchinhos" vai efectuar, durante um mês e alguns dias, uma visita de trabalho a localidade italiana de Veneza, em Pádova, para a promoção e troca de experiência entre formadores "franciscanos" dos dois países.
A informação foi hoje prestada à Angop em Luanda, pelo frei António Miguel Mbuco, da referida "ordem", momentos antes da viagem para Itália,
país que acolhe também a Santa Sê (Vaticano), sede da Igreja Católica.
Segundo o prelado "franciscano", a missão enquadra-se no âmbito do intercâmbio entre os formadores de Veneza e de Angola, de forma a se poder "fortificar os laços de formação dos tempos modernos", tendo em conta que hoje o mundo considera-se uma aldeia global, sublinhou.
A propósito, António Mbuco anunciou que um dos primeiros elementos a serem apresentados em Veneza serão os aspectos culturais e a própria identidade do país, para além da realidade evangélica católica nacional.
De acordo com o entrevistado, os seis frades que representam os instrutores de cada uma das étapas de formação dos padres capuchinhos, viajam na companhia de dois missionários "franciscanos" mais experientes, nomeadamente o frei José Friati e o irmão Luís Tonuti.
Para o interlocutor da Angop, a referida missão visa igualmente a aquisição de conhecimentos para melhor servir os angolanos nesta fase em que a paz no país continua a consolidar-se.
Recorde-se que um grupo de padres "franciscanos" italianos da localidade de Veneza esteve já no país com o mesmo objectivo, tendo trocado algumas experiências com a comunidade capuchinha de Angola.
|