Presidente da República envia mensagem a Laurent Gbagbo
Luanda, 09/01 - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, enviou hoje uma mensagem ao seu homólogo da Côte D`Ivoire, Laurente Gbagbo, referente a situação naquele país e aos conflitos noutras áreas do continente.
É portador da missiva o vice-ministro das Relações Exteriores, George
Chicoty.
Recorde-se que tem início segunda-feira, em Libreville, Gabão, a reunião do Conselho de Paz e Segurança (CSP) da União Africana (UA), para analisar a situação na Cote D`ivore, na região de Darfur (Sudão) e o diferendo RDCongo-Rwanda.
Segundo uma nota da Presidência da República ivoiriense, Laurent Gbagbo não participará na Cimeira de Libreville, fazendo-se representar pelo seu ministro da Integração Africana, Mel Eg Th`odore.
O Presidente Gbagbo havia sido pessoalmente convidado a assistir a esta reunião que agrupará os 15 chefes dos Estados membros do CSP, consagrada a crise nas regiões acima referenciadas.
Durante o encontro de dois dias, a Comissão da UA pretende apresentar um relatório sobre a situação nos três países e escutar o chefe de Estado sul-africano, Thabo Mbeki, medianeiro da União Africana na crise ivoiriense.
Desde a tentativa de golpe de Estado contra o regime do Presidente Gbagbo, em Setembro de 2002, a Cote DIvoire mergulhou numa grave crise.
Angola desencadeou, a partir do dia 22 de Dezembro de 2004, uma ofensiva diplomática junto da comunidade internacional, com vista a encontrar uma solução aceitável na Cote D`Ivoire, que privilegie o cumprimento pelas partes em litígio do Acordo de Lina Marcoussis, assinado em França, e os subsequentes conhecidos por Accra III, rubricados no Ghana.
Nesta iniciativa, o presidente angolano enviou mensagens aos seus homólogos do Congo Brazzaville, África do Sul, Ghana, Argélia e da Nigéria, na sua qualidade de presidente em exercício da União Africana (UA), bem como ao presidente da Comissão da União Africana.
|