-
Foto Angop |
|
|
A imprensa nacional destaca na final de hoje à vitória de Angola sobre a Nigéria em 1999. |
|
Luanda, 16/08 - A vitória da selecção nacional na final do Afrobasket 1999, realizado em Luanda é o destaque dás órgãos de informação do país, que dedicam hoje grande espaço à partida do título em Alexandria entre Angola e Nigéria para campeonato africano de basquetebol sénior masculino.
O Rádio Nacional de Angola (RNA), a emissora de maior inserção no país, Rádio Luanda, o canal de rádio mais escutado em Luanda, e a LAC, Luanda-Antena Comercial & 8211; todos não especializados - privilegiaram o jogo que se inicia às 19h00, em solo egípcio, com notícias, entrevistas e sondagem de opinião, nas quais foi unânime a confiança na selecção angolana.
Para esta final, a LAC anunciou que vai pôr à disposição dos adeptos luandenses uma tela gigante junto às instalações das seus estúdios, no bairro Maculusso, município da Ingombota. Por seu lado.
O noticiário principal da RNA abriu com Afrobasket, enquanto o único diário editado no país, Jornal de Angola, traz como manchete "Título do Afrobasket sai hoje" a toda a extensão da sua primeira página. No interior a página dedicada ao evento tem como principal título: "O Último Passo para o Sétimo Título Continental".
A Rádio-5, canal especializado da RNA, dedicou ao Afrobasket 2003 o seu programa sabatino "Quintalão do Desportista", habitualmente preenchido pelo futebol e rodado ao vivo na esplanada da Federação Angolana de Futebol no complexo da cidadela desportiva em Luanda.
Neste programa de mais de três horas de duração, são reunidos adeptos ou
especialistas da modalidade em debate, e desta feita foi a auscultação dos aficcionados que apontaram inequivocamente o favoritismo de Angola, sustentando que a experiência e superior capacidade técnico-táctica e rigor defensivo superarão a altura e peso dos Nigerianos.
Este canal radiofónico produziu e tem difundido durante toda a manhã um "spot" sobre o jogo com trechos do relato da final de 1999 entre estas duas selecções, fazendo alusão a uma etapa do encontro em que Angola vencia por 40-20 à Nigéria. O resultado final foi de 79-72.
O bi-semanário desportivo Jornal dos Desportos, que sai à sexta-feira preenche toda a primeira página com uma fotografia da selecção nacional em acção e titula: "Angola e Nigéria reeditam final".
No interior da única página dispensada ao Afrobasket o JD escreve: Angola procura sétimo título frente à Nigéria" e em caixa Mário Palma afirma: Queremos ser campeões pela sétima vez".Completa a o espaço com um terceiro título referente às dificuldades por que passou a selecção nacional nas meias finais: "Cinco Nacional resiste à Pressão e Vence Egipto".
|