-
Lisboa, 14/08 (Da delegação da Angop) - O técnico angolano de basquetebol, Pedro Jacinto "Pemba", radicado em Portugal há 15 anos, mostrou-se, em Lisboa, confiante quanto à conquista do trofeu continental por parte do conjunto nacional que a partir de hoje disputa as meias-finais no Egipto, palco da competição.
Pemba, que falava à Angop, reconheceu as dificuldades que a equipa que tem à testa o veterano Jean Jacques da Conceição terá nesta etapa do Afrobasket que se realiza em Alexandria. Contudo acredita que a experiência e a capacidade técnica dos jogadores poderão uma vez mais ultrapassar as eventuais situações de anti-jogo.
"Lamentavelmente os campeonatos africanos são manchados com as condenáveis situações de anti-jogo que geralmente beneficia as equipas anfitriãs ou regionais, por isso, deveremos levar este aspecto em linha de conta", advertiu.
Apesar deste factor, é de opinião que o conjunto nacional "tem tudo" para defender com dignidade e por mérito próprio o título continental em disputa.
"Tenho confiança nos jovens que estão em prova, em particular para o meu grande companheiro Jean Jacques, com quem já trabalhei e temos projectos de formação ambiciosos a serem implementados no futuro no país", frisou.
A fonte negou, no entanto, adiantar pormenores sobre o projecto que tem em carteira, tendo apenas referido que o mesmo está em fase avançada e no bom caminho.
Entretanto, defendeu a necessidade da selecção nacional começar a ser reforçada "com os inúmeros jovens talentosos" que o país possui, por serem estes de facto a sua verdadeira continuidade.
Para ele, a integração destes na equipa nacional permitir-lhes-ia, não só ganhar experiência, como também manter a actual hegemonia, assegurando a conquista dos tradicionais campeonatos africanos que situam Angola no topo do basquetebol continental.
Ainda nesta vertente, alertou ao mesmo tempo a Federação Angolana de Basquetebol (FAF) no sentido de fazer um melhor acompanhamento dos jovens com futuro na modalidade e que evoluem no estrangeiro, em particular em equipas portuguesas.
"Corremos o risco de perdermos muitos jovens em permanente crescimento e que a qualquer momento poderão ser chamados para o conjunto luso, onde não prestariam o mesmo contributo, uma vez que seriam simplesmente utilizados e depois abandonados", alertou.
Quanto ao seu futuro no país, disse estar a trabalhar seriamente num projecto conjunto com o Jean Jacques, virado para a formação de jovens não só em Luanda, mas também no interior, sobretudo nas localidades onde existem potencialidades humanas naturais.
Em Portugal, Pemba, que trabalhou nos níveis de formação do 1º de Agosto nos anos oitenta, é actualmente treinador de equipas ligadas a várias faculdades, além de mobilizador e técnico principal de um conjunto formado por ex-praticantes e praticantes angolanos na diáspora.
|